Capricho e Perfeição é o meu mais novo lançamento, um romance de época que se passa na Inglaterra no ano de 1797, no final do século XVIII, e tem diversas passagens em Londres, grande palco de muitos outros romances de época famosos, como os livros dos Bridgertons.
O livro
Capricho e Perfeição fala sobre as primeiras impressões e como elas podem ser totalmente erradas.
Além disso, é uma história de aprendizado sobre mundos diferentes e como a nossa educação e convivência pode ser totalmente diferente dependendo do ambiente em que estamos inseridos. A história fala muito sobre "deixar de ver o meu mundo, para conhecer o do outro".
O livro também retrata bem a importância de “até onde podemos perdoar alguém por um erro que ela cometeu no passado?”
Os personagens principais: Eliza e Dammian
Em Capricho e Perfeição somos apresentados a Eliza, uma jovem de 20 anos que mora com seus pais e irmão mais velho em uma cidade mais afastada de Londres, no condado de Berkshire. O pai é dono de uma fazenda e tem seus rendimentos vindos de sua plantação. O irmão mais velho de Eliza, Tyler Lewis, resolveu apoiar o pai e tentar aumentar os lucros da família e levá-los a outro patamar, já que a família Lewis não é exatamente rica e tem que se sustentar para viver bem.
Naquela época, assim como podemos ver em filmes, as jovens sempre precisavam ser boas em diversas atividades, apenas para ter um bom casamento e seguir com a sua vida. Em Capricho e Perfeição, infelizmente a realidade de Eliza também é essa, mas ela se recusa a se casar com alguém apenas por casar. Ela deseja encontrar um amor que a ame como jamais amou alguém na vida. Eliza é uma moça feliz, e não deseja acabar com tal felicidade se casando com alguém que ela não goste. E essa pressão do casamento é inexistente, já que seus pais e irmão não veem problema algum se ela continuar uma solteirona, eles apenas querem que Eliza seja feliz.
Do outro lado temos August Dammian, um rapaz de 26 anos, herdeiro de grandes negócios, fortuna e posses, um típico riquinho da alta sociedade, que não conhece o mundo além do seu, e o pouco que conhece, repudia. Um homem envolto de luxo e cego pelo capricho. Dammian tem tudo para ser um homem detestável, afinal, julga todas as pessoas da pior forma possível para que possa ser aceito dentro da sua bolha sociável. Mas Dammian também tem seu grau de complexidade. Jamais permitiu-se amar alguém ou a si próprio. Esconde quem realmente gostaria de ser e vê o mundo de uma forma mais fria e séria do que realmente é.
"A única coisa que podia concluir com seu pouco conhecimento, era que o senhor Dammian, embora jovem, tinha os maneirismos de um homem de 40 anos sem nenhuma perspectiva feliz durante toda sua vida."
O encontro de dois mundos
O encontro de Eliza e Dammian acontece em um grande baile em Londres, quando Tyler já estava começando a ser uma pessoa mais influente (cof cof rica) e começando a fazer parte de uma sociedade diferente.
No primeiro momento, Dammian não faz ideia de quem é Eliza ou de onde veio, não conhece sua origem, mas desde o início ambos despertaram entre si uma grande curiosidade, já que o choque de mundos diferentes pôde ser sentido, mas uma igual conexão por não terem o costume de estarem em grandes festas também acontece.
A história parte para outro ambiente, onde Dammian passa alguns dias na casa da família Lewis, onde pode viver e conhecer o mundo de Eliza.
Até então, Eliza permanece com a sua primeira impressão de Dammian, de que é um homem frio e infeliz, mas com o passar dos dias em Mount House (casa da família Lewis) Dammian começa a ter inconsistências em sua personalidade, coisa que deixa Eliza completamente confusa, já que seu pré julgamento está errado.
Como já sabemos, Capricho e Perfeição é um romance de época, então, lógico, não podia faltar a parte em que os dois começam a se afeiçoar um ao outro.
Podemos ver que Dammian tinha uma mente antiquada e seguindo o padrão de um homem daquela época, mas o que mais o atraiu em Eliza era a sua inteligência e como expressava de uma forma muito direta as suas opiniões (o famoso “sem papas na língua"), além claro, de suas filosofias sobre a vida que sempre faziam Dammian refletir sobre a sua visão de mundo.
Já para Eliza, a curiosidade e o mistério a levou a se apaixonar por Dammian, e justamente por não saber por onde estava pisando, era o que mais a intrigava. Claro, ela também viu que Dammian, embora incompatível com a personalidade de Eliza, se esforçava a cada dia para se mostrar uma pessoa diferente das suas primeiras impressões e os boatos que o cercavam.
Avançando um pouco mais na história, chegamos à parte em que conhecemos a família de Dammian, pessoas caprichosas iguais a ele (menos a irmã Genevieve), e Eliza pode perceber claramente que depois de meses de convívio com Dammian, notou que ele estava totalmente mudado, mas mesmo assim, permanecia confusa por escutar diversas opiniões ruins sobre ele, já não sabia mais no que acreditar, e justamente quando precisava entender Dammian, o conflito principal da história acontece (e que eu não vou dar spoiler).
Por fim, cabe a Eliza decidir o destino final desse romance.
A história de fundo e a realidade histórica
Além da história de Eliza, há uma segunda história sendo levemente contada no fundo da história, o romance entre Tyler e a senhorita Ingrid Lancart.
Embora tenhamos poucas cenas entre os dois, ao mesmo tempo que Eliza está apaixonada por Dammian, seu irmão Tyler também está se afeiçoando a Ingrid.
A senhorita Ingrid em questão é uma das mulheres mais velhas a frequentar os bailes, quando eu digo velha, me refiro a 27 anos.
Naquela época, era muito comum as jovens se casarem antes mesmo dos 20 anos, já que eram apresentadas à sociedade (e ao mercado de casamentos) por volta dos 16 anos.
Então, quando falamos de uma mulher de 27 anos, estamos falando de alguém que já era considerada uma solteirona, fora ela ser mais velha que Tyler.
Acaba sendo intrínseco e poucas pessoas vão notar que o pai de Ingrid tinha um grande dote para quem se casasse com ela, ou seja, além de se casar com uma mulher “velha” o homem ainda iria ganhar uma boa grana.
Mas, lógico que o meu Tyler não estava interessado em dinheiro e sim em construir uma família e ser feliz com Ingrid.
Mais um pouquinho de história
Embora eu tenha deixado claro no meu livro que a minha história se passa em um mundo “quase ideal", misturei alguns aspectos da realidade.
Em Capricho e Perfeição vemos que Eliza tem uma mente moderna e feminista, e jamais se casaria se não fosse por amor. Naquele tempo, como é retratado em filmes e séries, muitas mulheres deviam desenvolver suas habilidades “de dona de casa” para conseguir arranjar um marido, mesmo que não haja qualquer tipo de amor.
É lógico que não ia deixar a minha Eliza ser uma pessoa que aceitasse toda essa coisa ultrapassada como se fosse normal. Eliza tem plena consciência de que amar e ser amado é tudo questão de confiança, respeito, compreensão e aceitação.
Concluindo
Capricho e Perfeição teve uma forte Inspiração por Orgulho e Preconceito de Jane Austen, é por isso que dedico o meu livro a todos que amam essa história.
Além disso, você encontra diversas referências sobre Orgulho e Preconceito na história, assim como referências a Violet Evergarden (meu anime favorito, recomendo).
Eu fico extremamente feliz de ter conseguido lançar meu segundo livro em tão pouco tempo (pouco mais de um ano de distância de Coração de Escritora), e fico ainda mais feliz de ver pessoas novas lendo e vindo dizer sua opinião sobre o livro.
Se você ficou interessado em ler essa história, você pode adquirir o livro comigo, na minha loja online, camilaseixas.com.br. Você leva o livro autografado e dedicado com o seu nome, além de uma cartinha brinde e um marca páginas do livro.
Descontos também não faltam! 10% e frete grátis para todo o Brasil! Você pode adquirir o E-Book em Bookbec.com.br
Tudo é feito com muito amor, único e exclusivamente feito por mim, até porque eu faço até a embalagem e os envios haha <3
Obrigada por ler e fazer parte da minha história :)
Commenti