top of page
Design sem nome.png
Foto do escritorCamila Seixas

Quem é Camila Seixas

Em 2021, eu simplesmente apareci do nada falando que era escritora e já tinha um livro lançado, sem nem mesmo me apresentar e mal aparecer nas redes sociais.

A verdade é que lá no começo, eu achei que ia fazer um sucesso instantâneo, achei que muita gente ia me apoiar e que ia conseguir fazer tudo o que imaginava.


Mas o jogo não foi bem assim…

Livro de Camila Seixas: Coração de Escritora e Capricho e Perfeição
Livros de Camila Seixas

O início de tudo


Desde que me lembro, sempre fui uma criança criativa. Brincava com qualquer coisa, fosse a tampinha de uma garrafa ou um apoio de porta. Criava histórias e brincadeiras todos os dias com qualquer coisa que estivesse em minha mão, além, é claro, de sempre ler muito, afinal sempre fui incentivada a ler em casa. Eu sempre conto as pessoas que comecei a escrever quando estava na escola, com quase 16 anos, mas me lembro exatamente de vários momentos em que já tentava escrever livros e poesias.


Quando eu tinha uns 10 anos, cismei que iria escrever “a história da minha vida” (meu Deus, que longa vida de 10 anos), e até comecei, mas logo desisti porque não queria que ninguém lesse aquilo.


Depois disso, decidi que iria escrever a história de um filme que gostava muito, mas desisti também.


Quando eu tinha 14 anos, na época da adolescência, onde todos os adolescentes achavam que poesias e frases filosóficas eram bregas (e realmente algumas são), lá estava eu mergulhada na profundidade daquelas palavras que ninguém da minha idade parecia se importar ou compreender, mas que mesmo assim eu gostava e me perguntava se um dia iria conseguir entender 100% do que estava escrito.


Acompanhava diversos perfis no Twitter com posts de frases e reflexões.

Até hoje, tenho um caderno repleto de frases, que vou levar para a vida, porque naquela época, foi isso que me manteve feliz e saudável.


E mais uma vez a vontade de escrever veio à tona, e escrevi meia dúzia de “poesias” que hoje eu considero bem ruins (ruins mesmo galera), mas guardo como lembrança dos dias em que a escritora em mim estava aparecendo. Mas, a verdade é que nunca percebi, ou nunca tive a coragem de admitir para mim mesma, que tinha algum tipo de talento para isso.


Só realmente dei atenção à criatividade em si quando em uma determinada aula de literatura no segundo ano do ensino médio. A proposta da aula era desenvolver uma história que retratasse os tempos antigos, medievais e fantasiosos (uma vibe “As Crônicas de Nárnia”), foi aí que criei meus primeiros personagens.


A inspiração foi tanta, que todos os dias eu criava uma nova história com aquela mesma temática, e uma certa noite, tive um sonho incrível sobre um mundo mágico. Esse foi o estopim para desenvolver o meu primeiro livro: um livro de fantasia.


Esse livro em si ainda não foi lançado, já que a Camila de 23 anos escreve bem diferente do que a Camila de 16. Nessa história, você encontra todo um universo com um escrita terrível, mas que eu igualmente amo e me orgulho de ter criado. Eu gostava tanto dessa história e acreditava fielmente que esse mundo que inventei realmente poderia existir, e todos os dias que eu abria a porta da sala, desejava vê-lo.


Naquela época, eu amava essa história (e ainda amo) e foram três anos consecutivos trabalhando nelas, e com isso, criei uma trilogia que espero ansiosa pelo dia em que eu possa finalmente lançá-la para o mundo.


A Era de ouro


Chegamos em 2018 e eu estava com vontade de criar algo novo e explorar um tema que eu evitava, por não admitir que gostava: romance.

Naquela época, eu ainda achava que seria só mais uma menina que gostava de romance, e odiava me sentir igual a todo mundo, mas assim que criei minha personagem e a sua história, me apaixonei pelo gênero e ignorei as picuinhas que a voz da minha cabeça dizia.


A personagem que criei em 2018 se chama Violet e spoiler: sua história será o meu próximo lançamento e que logo poderá estar em suas mãos.


Passei 2 anos apenas pensando na Violet, e tive alguns “bloqueios criativos” já que não conseguia pensar em um final, por isso demorou tanto.


O único problema de pensar em um personagem por dois anos, é que é super difícil esquecê-lo e focar em uma nova história, então, com muito esforço, em 2020 iniciei a história do livro Coração de Escritora.


No começo, achei que Emily (protagonista de Coração de Escritora) e Violet estavam muito parecidas, tinham as mesmas ações e a história estava se repetindo.


Com sorte, consegui finalizar Coração de Escritora sem que Emily e Violet fossem as mesmas personagens e com histórias iguais.


Após meses trabalhando em novas coisas para o meu novo lançamento, posso dizer que essas duas protagonistas, embora frutos da mesma mente, são pessoas totalmente diferentes.


No final de 2020, a oportunidade de publicação se fez presente, de uma maneira super aleatória.


No passado, eu já havia pesquisado o preço da publicação de um livro, e os valores que eu vi eram absurdos, coisas de 5 a 10 mil reais, e naquela época eu era só uma estudante do ensino médio.


Quando essa primeira oportunidade apareceu, senti que era um sinal de que eu devia finalmente começar a ser aquilo que eu tanto pensei se me tornaria ou não: uma escritora oficialmente.


Na época, pulei de cabeça, sem nem pensar no preço que eu iria pagar para publicar Coração de Escritora, e me surpreendi ao ver que aquele valor cabia no meu pequeno salário de Jovem Aprendiz.


A partir daí, não imaginava todas as mudanças e desafios que iriam aparecer em minha vida.


As mudanças


Como disse, havia entrado de cabeça, não parei um minuto para analisar a situação de uma maneira geral, como por exemplo: não entendia nada do mercado literário e muito menos de marketing.


Foi mais ou menos ali em março de 2021 que aprendi e me dei conta que precisa de muito mais conhecimento se eu quisesse um dia ter sucesso na minha carreira. Então passei semanas, meses, apenas estudando marketing, e eu não imaginava que eu ia me apaixonar por isso. Para quem vê de fora, pensa que marketing é apenas vendas (e é uma vertente), mas ao estudar e entender, vi que é muito mais.


Para quem não sabe, nem imagina que tenho uma primeira formação. Sou formada como Técnica em Informática. Passei quatro anos e meio no ensino médio técnico. A verdade é que eu nunca gostei dessa área, mas me formei em uma boa escola com um ensino de muita qualidade. Diversas habilidades que tenho, desenvolvi lá, mas assim que me vi fora da escola, pensei “eu não quero trabalhar com isso”. Por isso, passei quase um ano e meio trabalhando como Jovem Aprendiz na contabilidade de uma grande empresa.


Nessa empresa, o meu primeiro contato de trabalho foi interessante, mas vi que contabilidade também era uma coisa que não me brilhava os olhos.

Enquanto isso, eu ainda escrevia para mim mesma, histórias que eu pensei que jamais conseguiria publicar.


Quando Coração de Escritora foi lançado, eu trabalhei muito para que ele alcançasse muitas pessoas, e fico feliz em saber que esse trabalho realmente alcançou pessoas que nem esperava. Muitas pessoas me ajudaram na época, e sou muito grata a elas, assim como outras que eu pensei que me ajudariam, mas, simplesmente pararam de me seguir e cortaram contato.


Enquanto eu produzia conteúdo e fazia posts para o Instagram, continuei aprendendo marketing, eu realmente amei cada minuto que estudei, e para minha sorte, ou grande coincidência, alguns meses depois, consegui uma bolsa de 60% em uma faculdade para estudar Marketing Digital. Era a única vaga restante e eu consegui.


Agora, em 2023, já me formei e posso dizer com muito orgulho que sou uma profissional do marketing digital completa, além de escritora.


Com a entrada na faculdade, me vi logo querendo trabalhar em uma agência de marketing para poder soltar todo esse conhecimento e criatividade para um bem maior. Quatro meses após o começo das minhas aulas, comecei a trabalhar na Feerie como estagiária de redação, e sigo lá até hoje como uma colaboradora efetivada, e eu simplesmente amo aquele lugar. Não me vejo em nenhum outro trabalho além da Feerie.


Tudo isso aconteceu em apenas 1 ano: livro lançado, paixão por marketing, faculdade e estagiária. Tudo o que eu queria para a minha vida finalmente estava acontecendo do jeitinho que eu queria.


Outros Hobbies


Muita gente acha que só escrevo livros, mas a verdade é que faço e já fiz muitas outras coisas.

Um bom exemplo é, que ao mesmo tempo que descobri meu talento para escrever, também descobri que sabia desenhar razoavelmente bem, e passei anos me dedicando a criar desenhos no formato de Pixel Art, sob o pseudônimo Pipoca De Salto.

Hoje já não desenho tanto, mas minha galeria de desenhos no DeviantArt tem milhares de visualizações e me orgulho muito dessa fase da minha vida.


Outra coisa que dedico bastante o meu tempo (desde criança para falar a verdade) é o vídeo-game. Hoje em dia jogo apenas um jogo online chamado Overwatch, e por incrível que pareça, eu sou muito boa tá? Em breve poderão, quem sabe, saber mais sobre um novo projeto que está surgindo ;)


Já para o futuro, tenho mais alguns “hobbies” em mente para aprender e conquistar. Sonho em aprender piano e violino, e em breve terei meu próprio piano. Além disso, comecei recentemente meus estudos para aprender Coreano, e espero retomar esses estudos em breve. Além disso, a dança sempre foi um dos meus hobbies favoritos e quero aprender profissionalmente.


Desde 2015 eu adoro jogar Just Dance, um jogo de dança. Em 2015 participei do torneio mundial e fiquei entre os 50 melhores do mundo, é uma pena que eu não tenha conseguido, pois se eu tivesse ficado entre os primeiros, eu iria para Paris disputar pela taça no torneio mundial presencial com diversos competidores de outros países.

Já em 2018, participei novamente do torneio e fiquei entre os melhores 50 brasileiros. Mais uma vez, uma pena que não consegui ficar entre os primeiros, mas quem sabe um dia eu realmente consiga segurar a taça Just Dance em Paris.


Um outro fato curioso é que o meu maior sonho da vida é ir para Paris, e esse sonho nasceu com todas essas jogatinas de Just Dance e as minhas quase idas para o torneio mundial. XD



Camila Seixas


Com toda essa breve jornada que leu sobre a minha vida, espero que tenha conseguido me conhecer um pouquinho.

Na época que eu lancei meu primeiro livro, muitas pessoas ficaram surpresas, já que nunca pensaram que eu realmente poderia ter escrito um livro.

Além disso, muitos ainda perguntam se as histórias que escrevo são baseadas em fatos reais. Tudo que posso dizer é que algumas coisas são sim baseadas em fatos, e outras em coisas que eu adoraria viver, como viajar para longe, por exemplo.


Todas as minhas histórias (ou pelo menos a maioria delas) tem um pouco de mim, seja no contexto da história, por exemplo, uma situação engraçada, ou na protagonista, como um traço de personalidade. A verdade é que ainda tenho muito ainda para contar e a cada ano e a cada livro, sinto que mais de mim está conseguindo ser exposto do jeito que eu quero. A cada livro me sinto mais e mais ambiciosa para melhorar, e posso dizer, que todos os livros que serão lançados depois de Capricho e Perfeição, terão muitas e muitas melhorias, desde ilustrações, 300 páginas ou capa dura.


No começo da minha carreira na literatura esperei por sucesso instantâneo, mas entendi que o sucesso vem com o tempo. Lá no começo, ao ver que não é bem assim, logo mudei o meu discurso e meu modo de pensar. Hoje, faço o que faço por amor e por mim. Tudo o que desejo é que meus livros sejam lidos e apreciados pelas pessoas, da mesma forma que apreciei cada momento em que digitava no computador.


Quero sempre melhorar e jogar para o universo os meus desejos, pois sei que tudo o que eu desejar um dia virá.


Estou ansiosa pelo futuro da minha carreira literária. Tenho tantas histórias e livros em desenvolvimento, que me pergunto se eu realmente estarei os lançando daqui a 10 anos. Já outros, me pergunto se realmente vou ter coragem de publicar.


Espero que com esse breve artigo você tenha conhecido um pouquinho mais sobre mim. Então, tudo o que me resta fazer é dizer: muito prazer em te conhecer, eu sou Camila.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page