top of page
Design sem nome.png
Foto do escritorCamila Seixas

Coração de Escritora: curiosidades e referências que você não sabia

Embora muita gente não perceba ou não saiba, adoro colocar em meus livros, diversas referências de filmes, livros, músicas etc.

Hoje, listei todas as curiosidades e referências que você pode encontrar no meu primeiro livro “Coração de Escritora”.


1. Inspiração

Uma das principais inspirações de Coração de Escritora é um filme chamado “Sussurros do Coração”, um filme no estilo anime de 1995 dirigido por Yoshifumi Kondo e roteirizado pelo gênio Hayao Miyazaki, grandes nomes da Studio Ghibli.

No filme, acompanhamos Shizuku, uma garota que adora livros e durante sua caminhada pelo filme decide escrever um livro enquanto faz amizade com um rapaz chamado Seiji Amasawa.


Personagens do filmes se olhando felizes
Filme Sussurros do Coração

Saiba mais sobre o filme clicando aqui!


2. Referências do Prólogo

O início do livro é marcado por uma referência sutil ao início do filme Your Name (feito por Makoto Shinkai), onde ambos os personagens estão confusos. No início do livro, Emily está perdida e confusa.

Trecho de Your Name


Ainda no prólogo, agora nos últimos 5 parágrafos do capítulo, quando Emily fala sobre como se sente e comos gostaria de ser, foi inspirado neste trecho do conto “Amor em Xangai” também de Makoto Shinkai.

Trecho de Amor em Xangai - Shiki Oriori - O Sabor da Juventude


3. O capítulo 4 - Essa é a minha prisão

O capítulo 4 foi escrito em cima de duas músicas. A primeira música se chama “Mind is a Prison” de Alec Benjamin. Ela representa todos os sentimentos de Emily, onde sua mente continua confusa e sem saber o que fazer.


Trecho da música Mind is a Prison

“Sozinho, sozinho com meus pensamentos novamente
Eu acho que minha mente é uma prisão e eu nunca vou conseguir sair”

Já a segunda música vem para acompanhar os sentimentos de Joseph em relação a Emily, o rapaz cujo sempre tenta protegê-la da chuva. Não há outra música que possa representar Joseph tão bem quanto essa.

O nome da música é "Rain" e foi composta por Motohiro Hata para outra obra de Makoto Shinkai chamada de "O Jardim das Palavras".


Trecho da música Rain

“Lady, mesmo agora você continua
Sem ao menos abrir esse pequeno guarda chuva
Sem se preocupar pela chuva que caía
Sem se preocupar em ficar encharcada”

Fala de Joseph

“Mesmo agora ela continuava sem querer um guarda-chuva, não estava preocupada com a chuva que caia e muito menos preocupada em ficar encharcada. E assim seguiu caminhando pela praia, para sentir cada gota de água cair em seu corpo.”

Capas dos Albuns musicais
Músicas: Rain e Mind is A Prison

4. Anne With an E

Era inevitável não adicionar referências a Anne With an E na época em que escrevi o livro, afinal, eu estava obcecada pelas histórias criadas por L. M. Montgomery, e também adorava a série da Netflix.

Em Coração de Escritora, Emily recebe ajuda de uma senhora chamada “Joseline Bauer”, onde essa acaba sendo a “mentora” da protagonista na busca dela pela sua libertação.

Ela foi baseada na senhora Josephine Barry.

Uma mulher idosa
Atriz que interpreta a personagem Josephine Barry em Anne With An E

5. Mais e mais referências sobre Anne

Seguindo na história, Emily conhece 3 moças, Alice, Joseane e Delilah. A criação das 3 moças foi totalmente inspirada pelas amigas que Anne conhece quando muda-se para a cidade e vai para a faculdade no livro Anne da Ilha, Phillppa Gordon e Pricilla Grant.


6. Enrico

Embora nenhum dos meus personagens de Coração de Escritora tenham verdadeiramente um retrato ou ilustração, há um personagem que não consigo enxergá-lo de outra forma senão com uma elegância muito parecida com a de Alucard, personagem do anime Castlevania.

Uma outra curiosidade ligada a Enrico é o seu grande talento com o violino. Essa característica também foi inspirada pelo filme “Sussurros do Coração”.


7. A cena final

A parte final de Coração de Escritora foi escrita a partir de muita inspiração por três obras incríveis que eu conheci na época e as levo com muito carinho em meu coração. São elas “Your Name” novamente, “After the Rain” e “O Tempo com Você”.

Trecho de Your Name


Trecho de After the Rain


Não posso deixar de mencionar que a obra “O Tempo com Você” foi feita também por Makoto Shinkai, e influenciou totalmente na escolha de deixar o final do livro parcialmente aberto, sem saber exatamente o que vai acontecer com os protagonistas após o seu encontro.

Trecho de O Tempo com Você


8. Playlist para acompanhar a leitura

Não são muitas pessoas que sabem, mas eu criei uma playlist de músicas que você pode ouvir enquanto lê a história. Todas as músicas são compostas por Evan Call para o anime Violet Evergarden, que inspirou a estrutura de capítulos do livro, onde cada capítulo um personagem conta a história de Emily.

As músicas ajudam a criar uma ambientação para o livro e exprimir exatamente as emoções que eu gostaria de passar através das minhas palavras. Além disso, foram essas músicas que escutei ao escrever o livro.


Outra curiosidade totalmente acidental foi: alguns títulos das músicas da playlist batem muito com o conteúdo que está nos capítulos.

Um exemplo disso é a música “Those Words You Spoke To Me” (Aquelas palavras que você falou para mim, em tradução livre), que é a música que ambientaliza o capítulo 3, registrando o momento em que Joseph fala para Emily que ela tem o coração de uma escritora.

Siga a playlist clicando aqui!


9. Quando Emily apareceu?

Emily apareceu em minha mente no dia 29 de Fevereiro de 2020. Passei apenas 6 meses escrevendo sobre ela, e no dia 29 de Agosto de 2020 eu terminei a história, faltando apenas dois dias para o meu aniversário de 20 anos.


10. Aniversário da Emily

Embora Emily tenha sido criada em 29 de fevereiro, a verdadeira data de seu aniversário é dia 21 de Outubro, ou seja, ela é libriana. XD

Ela começa a história com 20 anos e termina com 22.


11. Por que Emily?

Originalmente, o nome da protagonista seria “Emilie” como uma referência ao livro “Relato de um Certo Oriente” de Milton Hatoum. Somente depois de escrever 3 capítulos é que decidi mudar para Emily, para ser algo mais jovem, singelo e delicado.


12. Por que a chuva é um grande símbolo para a história?

Antes de iniciar a história, eu havia visto muitos filmes e séries onde a chuva era um grande símbolo (os filmes e animes foram citados anteriormente). Interpretei essa coincidência como um sinal e pensei em escrever algo onde a chuva fosse um elemento importante e presente durante toda a história, interligando pessoas.

Essa coincidência somente aumentou quando eu mesma estava correndo na praia sob a garoa fina e Emily apareceu em minha mente com suas primeiras palavras: “Eu estou confusa…”.



13. A capa do livro

No início, eu não fazia IDEIA do que seria a capa do livro. Mandei a história para a editora e deixei que eles fizessem a mágica, e a pessoa que elaborou a capa foi simplesmente SAGAZ!

Durante a história, Emily escreve seu próprio livro (que não vou dar spoiler sobre isso, pois é a parte alta do livro) em um bloco de papel, e isso é citado em pouquíssimas linhas no livro, pois isso acho que o responsável pela capa do meu livro foi uma pessoa genial e completamente profissional ao achar esse elemento.


Concluindo

Coração de Escritora é muito importante para mim, esse livro me trouxe a carreira na literatura que eu tanto quis, o conforto de uma história que me preenche e é motivo de muito orgulho de mim mesma. Embora o livro seja curtinho ele é exatamente do tamanho que tem que ser, não há nada para tirar ou pôr, mas eu ainda quero escrever mais sobre esses personagens que tanto amo, eles merecem um livro só para contar suas histórias e quem sabe um dia vocês poderão conhecê-los como eu os conheço.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page